Nossa História

Aproveitamos esta oportunidade para relatar um pouco de nossa história, principalmente para os que ainda não a conhecem, lembrando de que “o povo que não conhece sua história está condenado a repetir os erros cometidos no passado”.

Se hoje a COPERURA está numa situação estável, no meio de tanta crise, é porque estamos procurando o melhor caminho e tomando decisões acertadas. Sempre procuramos os associados para tomarmos nossas decisões e foi a seu lado que fomos decidindo o melhor para a maioria, mesmo contrariando interesses de alguns que detinham o poder e se tornaram nossos inimigos por isto. Este tem sido o ideal da Coperura desde sua criação.

A principal pessoa por cujas mãos e ideal nasceu a nossa cooperativa não mais se encontra entre nós, porém pelo menos nós que com ela tivemos o privilégio de conviver mais de perto, da sua coragem, desprendimento, lealdade e idealismo.

Sim, estamos nos referindo ao nosso querido e saudoso colega e companheiro de tantas lutas, JOSÉ MENDES, chefe da antiga Seção de Assistência Médica e Social (ASMES), da FOSFÉRTIL de outrora que guardamos com saudades na memória.

Foi no ano de 1982 que tudo começou a tomar forma, mas bem antes disto, temos certeza, a idéia já estava bem acesa no seu pensamento, pois existem pessoas que já nascem com a missão de servir e ajudar o seu semelhante, traduzindo isto em realizações que ficam mesmo após a morte do corpo físico.

Não foi por acaso que ele optou por se formar em Serviço Social na PUC de São Paulo, mas certamente por ter um espírito mais evoluído que o nosso e por no próximo muito mais do que em si próprio.

MENDES, como era mais conhecido, poderia ter tido sucesso em qualquer outra profissão, pela sua inteligência privilegiada. Mas o idealismo falou mais alto e naquele tempo em que estudou, o Brasil era bem outro, pois os jovens eram movidos por idéias maiores e valores bem diferentes dos que movem a nossa sociedade atual.

Foi exatamente no dia 19 de julho de 1982 às 18:00 horas, na Rua Senador Pena no 521 na cidade de Uberaba após conversas informais, troca de idéias e explicações do Mendes a um pequeno grupo, que a discussão foi ampliada para um grupo maior, de 31 empregados que se reuniram na memorável ASSEMBLÉIA GERAL DE CONSTITUIÇÃO DA COOPERATIVA DE ECONOMIA E CRÉDITO MÚTUO DOS EMPREGADOS DA FOSFÉRTIL DE UBERABA. Nascia assim a nossa COPERURA. Nesta mesma data foi feita a capitalização inicial pelos sócios fundadores que foi encaminhada ao Banco Central do Brasil junto com a documentação exigida e com o pedido de autorização de funcionamento, iniciando-se assim a capitalização mensal pelos 31 empregados associados.

Já em 04 de Janeiro de 1983 o Conselho de Administração fazia a primeira reunião oficial quando admitiu novos associados e foi constituída a primeira COMISSÃO DE CRÉDITO e determinados os critérios para liberação dos empréstimos.

Na reunião do Conselho de Administração de 03 de fevereiro de 1983 foram aprovados os primeiros empréstimos iniciando-se assim um nova era na história da organização dos trabalhadores da FOSFÉRTIL. Foram feitas a seguir campanhas para novas adesões de associados e, a COPERURA não mais parou de crescer.

Seguindo os ensinamentos nos deixados, estamos hoje dando continuidade a esta importante forma de organização dos trabalhadores. A COPERURA é um instrumento para nos livrarmos do injusto e cruel sistema bancário brasileiro, o qual tantos benefícios recebeu do governo através do PROER e de outros favores.

Em 1986 a COPERURA passou a funcionar na Av. Leopoldino de Oliveira, 345 sala 604 e em 1990 foi adquirida sua sede própria na Rua Artur Machado, 40 sala 72 conj. EF, onde funciona até hoje. Durante estes vinte e cinco anos de existência da COPERURA, não podemos deixar de lembrar das pessoas que por aqui passaram e deram sua contribuição para que ela se tornasse a cooperativa que é hoje.

Destacamos o grande idealizador desta entidade social, o Sr. José Mendes e também agradecemos ao Sr. Tales Vasconcelos de Oliveira Calvo que, muito trabalhou em prol desta cooperativa e a quem devemos grande parte do sucesso desta entidade social, pelo seu conhecimento, sua perseverança, dedicando a maior parte do seu tempo em prol desta cooperativa, sempre a colocando em primeiro lugar no seu dia a dia.

Com a saída do presidente anterior, ao assumirmos a presidência da cooperativa em 30/08/1997 e por entendermos que a atual situação da cooperativa não estava muito boa, tomamos várias providências que foram muito importantes para o bom andamento do nosso trabalho. Procuramos dar treinamento para os funcionários e diretores, reestruturamos o quadro de pessoal, adotamos novos critérios nas liberações de empréstimos e devido ao capital de giro baixo, fizemos campanha para aumento da capitalização, para melhor atender a demanda crescente dos pedidos de empréstimos pelos associados, evitando que os mesmos utilizassem de agiotagem, cheque especial e cartão de crédito. Cadastramos novos associados e novas adesões no seguro de vida, orientamos na abertura de novas cooperativas, atualizamos nossos equipamentos de informática, mudamos o nosso sistema que controla toda a movimentação da cooperativa para que possamos atender melhor os associados e com mais segurança, fizemos uma assinatura com a Informare (revista fiscal e contábil), contratamos uma auditoria da Vaz & Maia Auditores Independentes S/C, conforme determinações do Banco Central do Brasil a qual realiza auditorias de seis em seis meses e fizemos uma reforma nas instalações da cooperativa.

A partir do encerramento do exercício de 2001 começamos a fazer a distribuições das sobras apresentadas que, cresce a cada ano. Durante estes 25 anos, tivemos momentos difíceis: troca de moeda, pouco capital de giro, redução no quadro social etc. Não foi fácil driblar os problemas, mas com competência, dedicação e determinação conseguimos vencer os obstáculos.

Perdemos vários colegas de trabalho e associados dentre eles destacamos o nosso ex-contador CAIRO THEODORO BAPTISTA, falecido em 29/04/2002. Queremos agradecer ao pessoal da ABB que muito ajudou a fundar a cooperativa quando pertenciam o quadro de pessoal da Fosfértil, alguns fizeram parte da diretoria e estão com a gente até hoje, fazendo parte desta grande Cooperativa. Demonstramos abaixo a evolução do capital social no período abaixo:

31/12/2000…………….>202.419,16
31/12/2001…………….>239.622,55
31/08/2002…………….>291.811,00
31/08/2003…………….>364.357,96
31/08/2004…………….>461.710,57
31/08/2005…………….>617.102,81
31/08/2006…………….>724.842,76

A nossa diretoria não mede esforços, está sempre buscando alternativas para resolver os problemas dos associados. Sabemos que estamos no caminho certo. Ao longo de nosso mandato fizemos muito pela cooperativa, mas sabemos que ainda temos muito por fazer. Enfim lembramos a todos os cooperados a importância de cada um participar mais ativamente de sua cooperativa com idéias e sugestões, para que o melhor caminho seja sempre seguido.

NOSSA POLÍTICA DE TRABALHO

“COOPERATIVA” sinal de cooperação entre pessoas, com objetivos comuns. A Coperura efetua seu trabalho procurando atender cada vez melhor o seu associado, sem burocracia, não visando lucro, pois essa e a nossa grande diferença dos bancos. Por isso, cobramos uma taxa de juros bem baixa nos empréstimos, praticamente para suprir as nossas despesas de manutenção da cooperativa e as sobras que a cooperativa tiver no encerramento dos exercícios, será distribuído para os associados.

OUTRAS VANTAGENS

A Coperura opera com as menores taxas do mercado e os juros são calculados sobre o saldo devedor.
  • Você pode quitar o seu saldo devedor o dia que quiser, pagando juros somente até a data da quitação;
  • Fazer amortizações nos seus empréstimos em datas diferentes do vencimento de suas parcelas, no valor que desejar;
  • Pagar somente os juros por um período aprovado pela diretoria até o associado controlar suas dívidas;
  • Parcelar seu empréstimo em até 36 vezes.
  • Pegando um empréstimo na Coperura você pode evitar o parcelamento do seu cartão de crédito, sair do seu cheque especial, fazer outras compras a vista e obter desconto ao invés de pagar juros maiores.
Se você ainda não é associado, poderá se associar preenchendo sua proposta que encontra-se na sala da Coperura ramal 2402 nas dependências da Fosfértil ou na Sede da Coperura. Maiores informações: favor entrar em contato com Ana Cláudia Ramal 2402 ou na própria Coperura – 33125996 – 33321648

O QUE É FATES

É um “Fundo de Assistência Técnica, Educacional e Social”, que destina-se a prestação de assistência aos associados, seus familiares e empregados da Cooperativa, conforme programa aprovado pela Assembleia Geral.

ENTREGA DE PROPOSTAS

Informamos a todos os associados, especialmente o pessoal de turno que podem pegar e entregar propostas no laboratório da unidade I, na Coperura ou para Ana Cláudia no ramal 2402.

ASSOCIADO APOSENTADO

A partir desta data, quando você se desligar da empresa, poderá continuar como associado da Coperura, continuando também com o seu seguro de vida, caso você tenha, desde que mantenha suas obrigações em dia com a cooperativa, capitalização e prestação de empréstimo se houverem.

Informamos também que a Coperura possui um seguro de Vida em grupo com a Vida Clube de Seguros e o associado que interessar em fazê-lo, favor entrar em contato com a Coperura.

Associe-se e venha conhecer e usufruir das vantagens e benefícios da cooperativa, faça o seu seguro de vida!